fbpx

Cor do diamante

Gostaria de saber se existe diamante cor de pessego? Um diamante de 36 pt, pode ser lapidado no formato esmeralda? Qual seria o valor deste diamante ainda bruto, nesta cor pessego?
Pergunta enviada por "Luciana"

Resposta: Diamantes naturais coloridos são extremamente raros e fazem parte dos chamados FANCY COLOR DIAMONDS ou como é traduzido no Brazil " Diamantes de cores extraordinárias". Para se ter uma idéia, na Mina de Argyle na Austrália cerca de 1000 diamantes apenas um sai colorido da Mina. Os FANCY COLOR DIAMONDS existem em diferentes tonalidades inclusive o pêssego, no entanto tenho que ressaltar que muitos diamantes coloridos existentes no mercado são resultados de tratamentos aplicados em diamantes incolores. Estes tratamentos envolvem irradiação e tratamentos térmico de alta pressão e temperatura e são aceitos nacional e internacionalmente.
A avaliação de diamantes coloridos não é tarefa fácil (mesmos os tratados) e podem custar valores além da sua imaginação. Se o diamante não tem cor suficiente para ser chamado de FANCY, tais como azul, rosa, violeta, pêssego, etc.. ele é avaliado numa escala que vai do incolor ao amarelo light ou seja de D a Z. Mas se o diamante possuir cor acima de Z (ver tabela abaixo) o diamante é considerado Fancy (Tabela abaixo).

Color

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Fancy

Scale

Colorless

Near Colorless

Faint Yellow

Very Light Yellow

<--Light Yellow-->

Color


Se lapidado a classificação e avaliação de um diamante pêssego é difícil, imagine em bruto. A intensidade da cor após a lapidação é um fator preponderante na avaliação. Para se atribuir um valor a um diamante é necessário levar em consideração os seguintes fatores: Cor (Color), lapidação (Cut), Quilate (Carat) e Pureza (Clarity). Avaliados estes 4 itens - conhecidos como 4´cs - é possivel atribuir um valor ao seu diamante pêssego. Valendo ressaltar que neste caso a cor é o fator mais importante e é feito de modo diferente das avaliações em diamantes incolores.
Um diamante de 36 pontos não é um diamante tão pequeno e pode sim ser lapidado no formato esmeralda.



O que quer dizer "quilate" quando refere-se a gemas? ex: uma ametista com 12 quilates. Obrigada
Pergunta enviada por "Stella"

Resposta: Quilate é a unidade de medida de massa de pedras preciosas (gemas) e da pureza do ouro. No entanto significam medidas diferentes e também são representadas de forma diferente. Originalmente o nome quilate vem do ínglês carat, e está relacionado a uma semente de uma determinada árvore denominada Carob, dai a expressão Carat, semente esta que pesa em média 0.2 gramas.
Quilates em Gemas - Representada pelas iniciais ct (carat). A escala métrica para quilates em gemas foi adotada em 1907 e corresponde a 200miligramas ou 0.2 gramas. No entanto, é mais fácil raciocinar que 1 grama tem 5 quilates. Logo quando se referir a 12 quilates de ametista, sua representação deve ser 12ct, ou 2,4g de ametista.
Quilates em Ouro- Representado pela inicial K, a quilatagem do ouro está diretamente relacionado com a sua pureza. Raciocinemos da seguinte forma: o ouro que sai da natureza é 100% puro, no entanto não serve para a fabricação de jóia - pois o ouro neste teor é muito maleável e a jóia ficaria fácil de se partir em pedaços. Assim sendo, convencionou-se que o ouro 24 seria o ouro puro saído da natureza, ele também é conhecido como ouro 1000 na escala Européia, como ele não serve pra jóia seria necessário então criar ligas para diminuir esta maleabilidade, então criou-se a relação.
Diamante - Em se tratando de diamantes a medida do quilate é subdividida em 100 unidades chamadas de ponto, ou seja 1ct = 100 pontos (pts).

Curtir no Facebook

Escola de Joalheria e Ourivesaria
Av. República Argentina, 452 ● Curitiba ● PR
(41) 3342-5554
WhatApp 41991155222