Básico sobre o tratamento das esmeraldas

Ao informar ao seu cliente sobre esmeraldas, discuta com ele sobre tratamentos existentes para esmeraldas.
Mas meça a reação de seu cliente cuidadosamente. Algumas pessoas amam toda a informação que possam adquirir, outras não desejam muitos dados. Os médicos e outros profissionais aprendem conhecer as reações das pessoas e se ajustam as do receptor. Você também pode. Prática que deve ser usada quando falar sobre tratamento.
Aqui estão algumas declarações que pode usar sobre tratamentos e cuidados especiais, incluindo as considerações legais, diretrizes americanas do Federal Trade Comission - FTC.
Como se fazem os tratamentos
Se estiver em dúvidas quanto a discussão dos tratamentos de esmeralda com clientes, aqui estão algumas idéias:
As esmeraldas contêm uma superfície lisa com fraturas que adornam a pedra preciosa. Os lapidadores as enchem com resina natural e artificial para aumentar a aparência da esmeralda.
Centenas de anos atrás, os lapidadores de pedra preciosa aprenderam dar um banho nas esmeraldas em óleos naturais para encheram as fissuras e aumentarem aparência. Hoje, estes óleos naturais ainda são usados, mas com material artificial. Não importa o enchimento que foi usado em sua esmeralda, ele reduzirá a visibilidade das falhas e dará a pedra um toque de acabamento.
O preço de sua esmeralda dependerá da quantidade relativa e posição destas fissuras, como também as quantidades minuciosas de melhoramentos que estiverem presentes. Os preços americanos de varejo podem variar de $12,000 a $30,000 por quilate para as melhores pedras, mas o pagamento é de $600 a $2,000 por quilate para pedras com baixa ou média qualidade.
Advertências e cuidados especiais
Quando oferecer o produto, seu cliente deve se preocupar com alguns itens, como:
Use com cuidado. Todas as esmeraldas são frágeis por causa das características sem igual que ocorrem durante o crescimento do cristal de esmeralda. Tenha cuidado para não a bater ou a colocar próxima de calor alto.
Limpeza. As esmeraldas devem ser limpas à mão, nunca em limpador ultra-sônico, porque este método pode danificar ou destruir os enchimentos. Para limpar uma esmeralda em casa, use uma escova de dente macia ou pano úmido; evite a limpeza em demasia.
Quando a cravação da esmeralda necessitar de conserto. Tenha cuidado para que a esmeralda seja removida antes do joalheiro iniciar o trabalho, porque calor de uma tocha pode causar pequenas fraturas escondidas na superfície, alargando-as e as fazendo crescer.
Re-tratamento. Os enchimentos podem eventualmente escoarem para fora ou se alterarem, assim aconselhe ao cliente que a esmeralda seja examinada por um gemologista para ver se precisa ser limpa ou re-tratada.
Em geral. Se a esmeralda do cliente tiver enchimentos, tenha cuidado especial e faça tratamento suave.
Conselho para vendedores
- Políticas de armazenamento. Aprenda sobre as políticas de sua loja para re-tratar as esmeraldas e sempre as explique aos clientes. A loja re-tratará sem encargos? Há exceções, como a esmeralda foi danificada por outro joalheiro que usou tocha ou limpador ultra-sônico? O que rachou a pedra: aproximação do calor alto ou batida contra uma superfície dura? Sua loja ainda consertará ou substituirá a esmeralda?
- Declarações escritas. Esteja seguro ao dar aos seus clientes uma declaração escrita detalhada sobre o tratamento das fissuras da esmeralda, junto com advertências específicas sobre cuidado e evitar o calor e a limpeza ultra-sônica.
Considerações legais
Os Guias americanos FTC dizem o seguinte sobre tratamentos de gemas:
"É injusto ou enganoso não revelar que uma gema foi tratado de qualquer maneira que esse tratamento não é permanente ou cria exigências de cuidados especiais, e não revelar que o tratamento não é permanente, se for o caso. Os seguintes exemplos de tratamentos que devem ser revelados, porque eles normalmente não são permanentes ou criam exigências de cuidado especiais: cobertura, impregnação, irradiação, aquecimento, uso de bombardeio nuclear, aplicação de óleo colorido ou incolor ou epoxy, como resinas, cera, plástico, ou vidro, difusão de superfície, ou tingimento. Esta revelação deve ser feita no ponto de venda, a não ser que a revelação seja feita em qualquer requerimento quando o produto é comprado sem visto (por exemplo, mala direta, catálogo, serviços online), e no caso de compra por programa televisado no ar. Se houver exigências de cuidados especiais para uma gema por ser uma gema tratada, é recomendado que o vendedor revele as exigências dos cuidados especiais ao comprador".
Atenção: Estamos traduzindo os Guias FTC sobre jóias, que serão disponibilizados.

Curtir no Facebook

Joalheiros.NET

Escola de Joalheria e Ourivesaria
Av. República Argentina, 452 ● Curitiba ● PR
(41) 3342-5554 ● WhatApp 41 99115-5222