Berilo

berilo O termo berilo, como gema, abrange todas aquelas variedades do grupo berilo que não são de cor verde esmeralda nem azul-marinho. O nome provém do grego beryllos, provavelmente de origem hindu, cujo significado é desconhecido. Berilo nobre é sinônimo de berilo, e se aplica a todas as pedras deste grupo. Cada variedade de cor possui um nome especial no comércio. Todas são inatacáveis por produtos químicos, exceto pelo ácido fluorídrico; são quebradiças e portanto sensíveis à pressão; brilho vivo; são encontradas junto à água-marinha.
Bixbita . Berilo vermelho salmão. O significado da palavra é desconhecido. Os cientistas não o aceitam como uma variedade separada de berilo.

Berilo dourado . Berilo amarelo; cor entre o amarelo-limão e o amarelo-ouro. A substância corante é o ferro. Inclusões são raras, se descolora a 250o . as jazidas mais importantes localizam-se em Sri Lanka e Namíbia.
Goshenita . Berilo incolor. Seu nome é devido à jazida em Goshen, Massachusetts (EUA). Ele é usado para imitar diamantes e esmeraldas, colocando-se lâminas metálicas prateadas ou verdes sob a pedra lapidada.
Heliodoro . Berilo verde-amarelo claro (do grego: “presente do Sol”). Aparentemente, foi descoberto em 1910, na Namíbia, apesar de anteriormente já se conhecer pedras da mesma cor procedentes do Brasil e República Malgaxe (Madagascar).

Morganita. Berilo de cor rósea delicada a vilota, também conhecido como berilo róseo. Deve seu nome ao colecionador de minerais americano J. P. Morgan. Possui densidade relativa entre 2,80 e 2,90. As qualidades de cor inferior podem ser melhoradas através de aquecimento acima de 400o C. Existem jazidas no Brasil, Madagascar, Moçambique, Zimbabue, Namíbia, Califórnia.

O berilo esverdeado é designado no comércio como água-marinha porque aquecido a 400-500o C adquire a cor desta gema. É talhado usualmente em lapidação esmeralda (em degraus). Nas variedades opacas pode apresentar o efeito de olho-de-gato e asterismo. Devido à sua riqueza de cores ele pode ser confundido com muitas gemas. Existem também pedras compostas (doublets) de berilos.

Curtir no Facebook

Joalheiros.NET

Escola de Joalheria e Ourivesaria
Av. República Argentina, 452 ● Curitiba ● PR
(41) 3342-5554 ● WhatApp 41 99115-5222