Relançado no último desfile da Givenchy (04/2015) e adotado por celebridades, brinco apare sofisticadas e de inspiração étnica

Tendência nos anos 90 entre jovens alternativos, o piercing no nariz (aquele aplicado na cartilagem a ser vista como um acessório cool depois de cair nas graças de celebridades de estilos diferentes, a Johansson, e de aparecer na passarela da grife Givenchy, na última semana de moda de Paris.

Rihanna posa com modelo de piercing discreto

No desfile, brincos espalhados por todo o rosto das modelos resultaram em uma imagem impactant tarde, o estilista da marca, o italiano Riccardo Tisci, explicou quais foram suas referências. “Uma ga definiu o visual. A parte vitoriana era facilmente identificável graças aos veludos, rendas e corsets do tão conhecido no Brasil, define um tipo específico de subcultura: o das mulheres americanas de orig hop, que usam topetes e cabelos supertrabalhados, bandanas, sobrancelhas desenhadas, tatuagens e piercings.

A tribo, que se originou na década de 60 em comunidades marginalizadas na costa oeste dos Estado para cantoras pop. Ao glamourizar o visual das minorias, elas tentam tornar cool o que antes era pe nariz passa algo um pouco agressivo”, diz a jornalista de moda Jana Rosa. “Mas vi muita gente usan Europa no ano passado e acabei me acostumando e até gostando.”

Ainda assim, Jana não pensa em aderir à tendência e furar o nariz. A blogueira Mari Moon, que já f assim como a cantora Manu Gavassi, que optaram por modelos de pressão. Nos Estados Unidos, est sofisticadas, de ouro e brilhantes, com design de joalheiros contemporâneos.

Por aqui, em locais especializados em piercings, como a Galeria Ouro Fino, em São Paulo, os brinco inspiração étnica. Vale lembrar, aliás, que a verdadeira origem desse tipo de acessório está nas cultu delas, a joia no aplicada no interior do nariz significa que a mulher é casada.

Quem deseja furar a cartilagem entre as narinas deve tomar, além de coragem, alguns cuidados. “Pr higienizado é o primeiro passo para o risco de infecção diminuir”, diz o dermatologista Rodrigo Pirm ainda que, após a aplicação, deve-se fazer uma boa assepsia do local. “Utilize sabão neutro e antissé importante ter atenção extra com esse tipo de piercing, pois a cartilagem é um dos locais que tem a cicatrização mais demorada.”

Gostou da ideia e vai aderir? O Pinterest têm paineis inteiros dedicados ao tema. Mas vale ressaltar Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os estúdios só podem permitir que menores de 1 acompanhados pelos pais ou contarem com uma autorização assinada por eles.

MODELOS DE PIERCING QUE ESTÃO EM ALTA